No dia 24 de abril, o Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA comemorou seus 40 anos de história com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Em cerimônia realizada nas instalações do Observatório do Pico dos Dias – OPD, a ministra destacou o papel estratégico do LNA para o país e anunciou investimentos significativos na infraestrutura do local.
A visita ao OPD foi marcada por momento simbólico que dá início à ampliação e modernização de suas instalações. Com o apoio do MCTI, via Finep, o OPD receberá um investimento significativo para renovação tecnológica, com a instalação de novos telescópios robóticos e a expansão de suas capacidades operacionais.
Fundado em 1985, o LNA gerencia a infraestrutura observacional em astrofísica para a comunidade científica brasileira. O Laboratório é referência nacional e internacional no desenvolvimento de instrumentação científica e exporta alta tecnologia para o mundo. Possui know-how único em fibras ópticas, filmes finos e metrologias óptica e mecânica. Além disso, o LNA mantém parcerias com outras instituições públicas e com a iniciativa privada em áreas estratégicas como agricultura, saúde e segurança.
Em colaboração com a Solver Tecnologias, o LNA auxiliou no desenvolvimento de uma tecnologia para monitoramento óptico de barragens. A expertise do LNA está sendo aplicada em sistemas de sensoriamento que buscam aumentar a segurança e a confiabilidade na detecção de anomalias em estruturas de barragens, uma preocupação crítica para o Brasil após desastres recentes envolvendo o rompimento dessas estruturas.
Outra frente inovadora é a parceria com a Embrapa, a Universidade Federal de Lavras e a Universidade Federal de Minas Gerais, dentro do projeto INCT IQNano, para a criação de dispositivos ópticos capazes de identificar contaminantes que geram desperdício de leite, antes mesmo da sua coleta e envio para sistemas de refrigeração e transporte. A tecnologia em desenvolvimento baseia-se em macro chips ópticos, que visam garantir maior qualidade e segurança para a população.
No campo da saúde, o LNA trabalha junto ao Hospital das Clínicas de Itajubá, também no âmbito do INCT IQNano, no desenvolvimento de dispositivos que identificam, pela luz refletida, grupos de bactérias em feridas. A tecnologia emprega sensores que identificam, de maneira rápida e precisa, a presença de bactérias em lesões, possibilitando diagnósticos que antes dependiam de processos laboratoriais demorados.
Celebrando quatro décadas de contribuição à ciência e inovação, o LNA lançou também sua nova marca institucional, reforçando seu compromisso em transformar conhecimento em benefício concretos para a sociedade brasileira.
A Fupai, como fundação de apoio do LNA, parabeniza esta importante instituição pelo legado constituído e renova seu compromisso de seguir ao lado da instituição, contribuindo para o impulsionamento de novas descobertas para que a sociedade possa alcançar novos horizontes.
11/07/2025
LNA inicia maior modernização do Observatório do Pico dos Dias com apoio da Fupai O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), […]